Advogados trabalhistas debatem arbitragem na Canatra

Na última sexta-feira (20/4), advogados trabalhistas participaram da primeira reunião oficial da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista (Canatra). Durante a reunião, os participantes estiveram a par das expectativas dos diretores da Câmara.
Para o presidente da instituição, José Affonso Dallegrave Neto, a arbitragem é um modelo moderno e atualizado, com vantagens para os trabalhadores e os empresários. “A arbitragem traz benefícios como a possibilidade de escolha dos seus árbitros; a expertise dos árbitros de acordo com o tema da ação; o baixo custo em comparação com o processo envolvendo advogados; a celeridade, devido ao prazo máximo previsto por lei para cada demanda trabalhista; e a confidencialidade, que é uma vantagem tanto para a empresa quanto para o trabalhador”, afirmou. “Nós temos pressa, queremos ser referência em arbitragem”, ressaltou Dallegrave.
O vice-presidente, Sergio Rocha Pombo, explicou os aspectos técnicos e o modelo de funcionamento da Canatra. “A estrutura está sendo iniciada agora, mas já temos planos que envolvem a realização de eventos jurídicos, cursos, seminários, congressos e grupos de estudo. “Os árbitros interessados em realizar a inscrição, devem contribuir com uma mensalidade para manter o funcionamento da nossa sede. Com a mensalidade, os árbitros garantem a participação nos eventos e o uso gratuito da estrutura administrativa da Canatra.
“A Câmara em si não soluciona conflitos, quem os soluciona são os árbitros”, afirmou o Manoel Antônio Teixeira Filho, responsável pela elaboração do regulamento da Canatra. Durante a reunião, o advogado esclareceu alguns aspectos do texto regulamentar, como independência das questões judiciais futuras.
A inauguração da Canatra será realizada no próximo dia 4 de maio, às 19h30 na sede localizada na Rua André de Barros, 226 – Centro. Para mais informações, encaminhe um e-mail para: secretaria@canatra.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *