Todos os árbitros passam por uma seleção criteriosa antes de integrarem o corpo arbitral da CANATRA. A seleção envolve a avaliação da expertise do profissional em algum setor das relações de trabalho, bem como o seu renome em âmbito nacional.
Conheça nosso corpo arbitral:
Ana Paula Pavelski
Ana Paula Pavelski é mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), graduada em Direito pelo Unicuritiba, coordenadora da Especialização em Direito e Processo do Trabalho do Unicuritiba. Ela também é professora da Escola da Magistratura do Trabalho (Ematra 9ª Região) e professora de cursos preparatórios para Exame de Ordem e Concursos.
André Passos
André Passos é advogado trabalhista. Preside a Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) e é diretor de Assuntos Legislativos da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT). Agrega e experiência parlamentar dos dois mandatos em que foi vereador em Curitiba, de 2001 a 2008. Além disso, traz consigo o aprendizado do convívio com o pai, Edésio Passos, cuja memória está resguardada por um instituto que leva seu nome e que foi idealizado e fundado por André Passos.
Célio Pereira Oliveira Neto
Célio Pereira Oliveira Neto é especialista em Direito do Trabalho e membro dos conselhos da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, da Associação Comercial do Paraná e da Associação Brasileira de Recursos Humanos, professor nos cursos de pós-graduação da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra IX), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Federação das Industrias do Estado do Paraná (FIEP), da Universidade Positivo, do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV) e da Academia Brasileira de Direito Constitucional.
Estêvão Mallet
Estevão Mallet foi conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo por três mandatos, consultor especial da Comissão de Direito Trabalhista da OAB São Paulo e autor dos livros “O Direito do Trabalho na Constituição”, “Do recurso de revista no processo do trabalho”, “Apontamentos de direito processual do trabalho”, “Antecipação da tutela no processo do trabalho”, “Temas de Direito do Trabalho”, “Procedimento monitório no processo do trabalho”, “Procedimento Sumaríssimo no Processo do Trabalho”, “Direito, Trabalho e Processo em Transformação”, “Prática de Direito do Trabalho”, “Ensaio sobre a interpretação das decisões judiciais”, “Fusão, Cisão, Incorporação e temas correlatos”, “Tutela Processual Coletiva Trabalhista. Temas”, “Prática de Direito do Trabalho, Vol 2”, “Igualdade e Discriminação em Direito do Trabalho”, “Dogmática Elementar do Direito de Greve”, além de várias dezenas de artigos publicados em obras coletivas, revistas, jornais e outros periódicos.
Evelyn Fabrícia de Arruda
Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com especialização em Direito Processual Civil, Execução no Processo do Trabalho, Direito do Trabalho e Gestão Corporativa, mestrado em Direito econômico e cidadania e doutoranda em Direito do Trabalho. A advogada atuou como conciliadora no Juizado Especial Cível e como professora de Direito do Trabalho, Direito Processual Civil I, Direito Processual Civil II, Direito Processual do Trabalho, Núcleo de Prática Jurídica no Centro Universitário Campos de Andrade e de Direito do Trabalho e Prática Processual Trabalhista na Uniradial. A advogada é sócia do escritório EF Arruda & Advogados Associados, sócia da Central de Palestras, Treinamentos e Terceirização de Prepostos, integrante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR) e autora do livro “O Pacto Social e o Movimento Neoliberal de Reforma da Legislação Trabalhista”.
Hélio Gustavo Alves
Hélio Gustavo Alves é doutor e mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é pós-doutorando em Direitos Humanos e Democracia pelo Ius Gentium Canimbrigae (IGC), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário no Instituto Damásio Eduucacional e recebeu, em 2007, o título de Diploma de Mérito Acadêmico do Centro de Estudos de Direito Europeu por reconhecimento do Conselho de Mestre em Sintra, Portugal, e o título de presidente de honra do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários – IAPE.
Luciana Carneiro da Rosa Aranalde
Luciana Carneiro da Rosa Aranalde possui mestrado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Curso de Postgrado RESOLUCIÓN DE CONFLICTOS. Universidad de Castilla-La Mancha, UCLM, Toledo, Espanha, Título: ESTRATEGIAS DE NEGOCIACIÓN Y TÉCNICAS DE MEDIACIÓN; Pós graduação em Direito do Trabalho, Previdenciário e Processo do Trabalho pela Universidade de Santa Cruz – UNISC (2005); Especialização em Direito Processual Civil Lato Sensu pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2003). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL (1996). Mediadora e Instrutora Judicial, capacitada pelo TJRS. Negociadora. Atualmente é professora do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter, ministrando aulas nas disciplinas de Direito do Trabalho I e II, Processo do Trabalho, Núcleo de Prática Jurídica Trabalhista e de Mediação e Arbitragem e ainda atua como professora no programa de pós graduação em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Processo do Trabalho da mesma instituição. Ministra aulas em diversas cursos de pós-graduação, tais como IDC, IMED e UNISINOS, UNISC, na área do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, bem como Métodos Adequados de Resolução de Conflitos. Foi coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu do Uniritter. No Centro Universitário Franciscano – UNIFRA ministrou as cadeiras de Processo Civil e Direito do Trabalho, bem como participou de Programas de Pós Graduação em Direito e em Engenharia e Segurança do Trabalho. Ministrou aulas em cursinhos preparatórios para prova da OAB nas comarcas de Santa Maria, Porto Alegre e Santiago, tendo atuado também na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública. Foi professora Universitária Substituta da Universidade Federal de Santa Maria, na cadeira de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. É sócia majoritária do escritório Aranalde Advocacia Personalizada. Tem ampla experiência na área de Direito e no contencioso trabalhista, e atualmente nos métodos adequados de resolução de conflitos: mediação, arbitragem e negociação.
Luciana Slosbergas
Luciana Slosbergas tem mais de 10 anos de experiência na área do Direito do Trabalho, além de ter feito parte da diretoria da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e do conselho da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AAT). Atualmente, a advogada é presidente da Comissão Especial para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravo da OAB São Paulo.
Manoel Antônio Teixeira Filho
Foi juiz do Trabalho TRT 9ª Região. Professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito de Curitiba. Membro do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, da Société Internacionale de Droit du Travail et de la Sécurité Sociale; do Instituto dos Advogados do Paraná; da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Autor de 21 livros sobre Processo do Trabalho, de Coleção de opúsculos sobre Processo do Trabalho, de Curso Completo sobre Processo do Trabalho e de Coleção de Cadernos sobre Processo Civil, além de diversos artigos publicados em revistas especializadas.
Marco Antônio César Villatore
Marco Antônio César Villatore é Advogado. Pós-Doutor pela Universitá degli Studi di Roma II, “Tor Vergata” (2014). Doutor em Diritto del Lavoro, Sindacale e della Previdenza Sociale – Università degli Studi di Roma, “La Sapienza” (2001), revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Ex-Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (2009-2011). Professor do UNINTER. Professor Adjunto III da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Centro de Letras do Paraná. Acadêmico da cadeira número 73 da Academia brasileira de Direito do Trabalho. Selecionado pela Secretaria do MERCOSUL em 15 de dezembro de 2005 como Consultor do MERCOSUL para elaborar legislação sobre a Livre Circulação de Mão de Obra no MERCOSUL (2005/2006). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Internacional.
Marcos Malhadas Júnior
Marcos Malhadas Junior é especialista em Direito e Relações do Trabalho e foi presidente da Arbitac, a Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Margareth Barbosa de Amorim de Macedo
Margareth Barbosa de Amorim de Macedo é epecializada em Direito Processual Civil e atua nas áreas de Direito Privado com ênfase em métodos alternativos de resolução de conflitos. A advogada foi indicada para compor o primeiro quadro de árbitros da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (Arbitac).
Maria Aparecida Pellegrina
Maria Aparecida Pellegrina é desembargadora aposentada. Graduou-se na Faculdade de Direito de Bauru e especializou-se em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi Corregedora Regional do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo de 1998 a 2000. Quatro anos mais tarde, foi a primeira juíza a presidir essa corte, onde esteve por dois mandatos consecutivos, de 2004 a 2008, até se aposentar da magistratura e voltar à advocacia. É fundadora da Academia Paulista de Direito e integra o Conselho Superior das Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Nádia Regina de Carvalho Mikos
Nádia Regina de Carvalho Mikos é Doutora e Mestre em Direito do Trabalho. Advogada desde 1991. Professora em Cursos de Pós Graduação na PUC/PR. Membro da Comissão da Mulher Advogada e da 4a. Turma do Tribunal de Ética, da OAB/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Conselheira da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. Membro do Comitê de Relações do Trabalho da Associação Comercial do Paraná.
Ney José de Freitas
Ney José de Freitas é desembargador aposentado, Freitas formou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mas duas de suas especializações foram feitas no Paraná — o mestrado na Pontifícia Católica do Paraná (PUC-PR) e o doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seu pós-doutorado foi pela Universidade de Salento, Lecce, na Itália. Atuou no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-9ªRegião) como corregedor e presidente. Integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos anos de 2011 e 2012. O desembargador é professor licenciado da PUC-PR e ocupa a cadeira número 50 na Academia Brasileira de Direito do
Phelippe Henrique Cordeiro Garcia
Phelippe Henrique Cordeiro Garcia é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná — UFPR. Advogado, consultor e árbitro trabalhista, com intensa atuação em casos de alta complexidade em âmbito individual e coletivo. Fundador do Núcleo Discente de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Paraná — NUDT/UFPR e ex-pesquisador bolsista do CNPq pela mesma instituição. Premiado pelo melhor desempenho acadêmico no curso de Direito em 2014 pelo Unicuritiba — Centro Universitário Curitiba. Membro-ouvinte da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR. Palestrante e autor de artigos científicos em Direito do Trabalho. Bacharelando em Economia pela Pontifícia Universidade Católica — PUC-PR.
Roland Hasson
Roland Hasson é advogado e procurador do estado. Tem quase quatro décadas de atuação profissional e de estudos que culminaram no mestrado em Direito Privado e no doutorado em Direito das Relações Sociais, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor titular de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), lecionando tanto na graduação quanto na especialização strictu sensu. Em 2016, foi apontado como um dos advogados mais Admirados do Brasil pela Revista Análise Advocacia.
Sérgio Luiz da Rocha Pombo
Sérgio Luiz da Rocha Pombo é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), advoga desde 1992, sempre com ênfase na área trabalhista. Em 2000, concluiu o mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É sócio do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados. Atua na OAB Paraná desde 2004, tendo integrado as Comissões de Estágio e Exame de Ordem, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Direito do Trabalho. Em 2016 assumiu a presidência da Comissão de Direito do Trabalho, da qual se licenciou para assumir a presidência da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR). Tem atuado como professor em cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições, entre elas a UNIFAE, a PUC-PR, a Unicuritiba, a Escola da Magistratura do Paraná, da Escola Superior (ESA) da OAB Paraná e Fundação Dom Cabral. É autor de livros jurídicos publicados pela Editora Juruá.
Valéria de Sousa Pinto
Valéria de Sousa Pinto é advogada. Pós-graduada em Direito Contemporâneo. Profissional com ênfase em Advocacia Colaborativa no Direito de Família e Sucessões e Mediação. Mediadora certificada pelo ICFML/IMI; IMAB; IMAP E Strauss Institute for Dispute Resolution Diretora da Mediação da Mediar Paraná Consultoria e Treinamentos em Resolução de Conflitos com ênfase na consultoria e capacitação voltados aos métodos compositivos de resolução de controvérsias. Formação Acadêmica PEPPERDINE UNIVERSITY, Strauss Institute for Dispute Resolution – Mediating Litigated Cases IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil: Mediação transformativa IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal, em parceria com Mediar Paraná: Mediação Familiar Consultora Jurídica no âmbito do Direito de Família e Sucessões. Mediadora judicial e extrajudicial MEDIAR PARANÁ. Diretora e consultora com ênfase em estudo e adequação dos métodos compositivos de resolução de controvérsia aos conflitos trazidos para análise e solução. Diretora e coordenadora de cursos e eventos com ênfase na capacitação de profissionais da advocacia que buscam adequar sua atuação aos métodos compositivos. Coordenadora de cursos e eventos voltados à capacitação de profissionais das mais variadas áreas que buscam sua qualificação para atuarem como profissionais em mediação e conciliação na esfera privada e extrajudicial nas áreas de família, empresarial e trabalhista. Títulos e Atividades Presidente da Comissão de Mediação OAB/PR 2019/2021; Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem OAB/PR 2016/2018; Membro da Comissão de Direito de Família OAB/PR 2019/2021; Membro da Comissão de Advocacia Colaborativa OAB/PR 2019/2021.
Vólia Bomfim Cassar
Vólia Bonfim Cassar Possui graduação em direito – Faculdades Integradas Bennett (1988), duas pós-graduações em direito, ambas pela UGF (2006), mestrado em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (2005) e doutorado em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho (2010). Atualmente é professora do CERS, curso Fórum, Instituto de Direito Real e LFG. Foi coordenadora Geral do Curso de Direito e professora da Universidade do Grande Rio e foi desembargadora do TRT da 1a região – Tribunal Regional do Trabalho da 1a Região até agosto de 2018. Atualmente é advogada. Participou na Câmara dos Deputados da Reforma Trabalhista. Tem várias obras publicadas na área.