CANATRA coloca Curitiba na vanguarda do Direito do Trabalho

Foi inaugurada na última sexta-feira (4) a Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista (CANATRA). Sediada em Curitiba, a entidade será um espaço para resolução de conflitos de todo o país. Essa câmara é a primeira do gênero com tal abrangência e está estruturada seguindo o que prevê a legislação após a reforma trabalhista.

“A arbitragem veio para ficar”, afirmou o presidente da CANATRA, José Affonso Dallegrave Neto, em seu discurso no coquetel de inauguração. Ele lembrou que esse método já é forte em países como Canadá, França e Estados Unidos.

Dallegrave também destacou que arbitragem é boa tanto para o trabalhador quanto para o empresário, por ter uma duração menor — no máximo seis meses — do que um processo ajuizado na Justiça, um custo mais baixo e pelo fato de os árbitros poderem ser escolhidos pelas partes. Além de tudo isso, o processo é sigiloso, o que protege todos os envolvidos.

Sérgio Rocha Pombo,vice-presidente da CANATRA, destacou o alto nível dos membros: “A Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista conta com árbitros capacitados e extremamente preparados”, afirmou o advogado ao convidar todos os interessados a conhecer a sede da entidade.

Presenças

O evento de inauguração foi prestigiado por profissionais que atuam no direito trabalhista em diferentes papéis e também em outras áreas, como o presidente da Associação Comercial do Paraná, Glaucio Geara.

Para o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (9ª Região) Luiz Eduardo Gunther, o método de resolução de conflitos é muito interessante do ponto de vista da credibilidade e da confidencialidade.“A arbitragem é um instituto muito jovem no Brasil e é garantida pela Constituição Federal, mas é pouco executada, justamente porque quase não temos locais como a CANATRA, com essa capacidade e competência”.

“É uma atitude pioneira para chamar à luta a advocacia trabalhista, que está se reinventando”, afirmou a advogada Márcia Maluf, que representou o presidente da seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Augusto Araújo de Noronha. “Só tenho a parabenizar pela ideia. É disso que estamos precisando, de pessoas que nos mostrem os novos caminhos da advocacia trabalhista”, disse a representante da OAB. A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), ligada à OAB, também se fez representar pela diretora Iolanda Gomes.

“Estou muito feliz e satisfeita por testemunhar a inauguração da Câmara”, comemorou a desembargadora do, Ana Carolina Zaina, também do TRT da 9ª Região . “Ao longo desses anos todos de exercício da magistratura, sempre me ressenti da falta desse espaço, onde os atores sociais pudessem construir a decisão que cumpririam”, explicou a magistrada.

“Não há como não saudar a iniciativa da criação da CANATRA”, observou André Passos, presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-PR, que também destacou o fato de Curitiba se tornar um importante centro no país para a discussão e implementação da arbitragem trabalhista. “A arbitragem demonstra maturidade da sociedade. Apostar nessa maturidade e ajudar o Estado para que a sociedade seja mais forte é algo muito importante”, completou Passos.

Como participar

Durante o evento de inauguração, os interessados em participar da Câmara ou em ter mais informações puderam se cadastrar. A partir de agora, a CANATRA vai realizar eventos para esclarecer  dúvidas e detalhar como será seu funcionamento.

Interessados também podem entrar em contato pelo Facebook.

A Canatra está localizada na Rua André de Barros 226, 15° andar, no Centro de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *